Escolas de Feng Shui e uso do Ba-guá

Para quem não sabe, o Feng Shui é uma técnica milenar que surgiu na China, há aproximadamente 5.000 anos. Existe uma vasta variedade de escolas que ensinam a técnica do Feng Shui, algumas mais conhecidas e propagadas aqui no Ocidente. Algumas escolas com maior visibilidade no Ocidente.
Antes entenda um pouco a trajetória do Feng Shui no Brasil.

Começou de mansinho aqui no Brasil em meados de 1996 / 97. Mas até hoje algumas pessoas ainda tem dificuldades em entender como funciona e como o método é aplicado.

O Feng Shui é um estudo científico, usado e estudado por povos antigos à milênios. Tornou-se um estilo de vida, onde sua prática é muito eficaz, especificamente tornando possível alterar situações e condições de energia, desfavoráveis ou aparentemente sem solução. Quando aplicado corretamente, com boas e nobres intenções, o Feng Shui consegue transmutar o estagnado e solucionar o insolúvel. 
Lembrando sempre: Cada um tem seu destino, seus aprendizados e nível de crescimento e merecimento.
Sobre as escolas:
Na medida que a técnica se expandiu pelos quatro continentes, alguns estudiosos  viram a necessidade de adaptar de forma cuidadosa e responsável a técnica. Ampliando assim o número de técnicas e escolas.
Algumas mais utilizadas e difundidas aqui no Ocidente.
A seguir um breve resumo das escolas que utilizam o Ba-guá (mapa da harmonia) em seus estudos.

Feng Shui Lógico:

Criado e adaptado pela mestra Stela Vecchi. Sua harmonização é realizada com base na localização do imóvel a partir da posição do hemisfério onde está situada: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.
Acompanha os ciclos das quatro estações do ano e a posição do norte da residência. Conecta o ser humano com o ciclo das estações do ano.
Como realiza a harmonização: através mudança de móveis, afirmações com frases, elementos da natureza, observação das estações do ano

b60535e780b801bbd4b63362e03bbcad



Escola do Chapéu Negro ou Feng Shui do Budismo Tântrico do Chapéu Negro

como conhecida originalmente. 
Fundada pelo mestre Lin Yin.  Uma das escolas mais aplicadas no Ocidente, cujo mestre desenvolveu uma forma simples de aplicação do Ba-guá sobre a planta baixa do imóvel, sempre orientado pelos guás. Utiliza o Ba-guá (mapa octogonal  ou da harmonia) posicionado em cima da planta baixa do imóvel seguindo a posição da porta da entrada.
Como realiza a harmonização: Usa a intuição, mudança de móveis, afirmações com frases, uso de cores e plantas.
feng_shui_11154_orig- kotex.com.mx


Escola da bússola

Escola tradicional na china. Utiliza a bússola “Lo Pan” considera os pontos cardeias e o norte magnético para aplicar o Feng Shui. Avalia o imóvel, o terreno e os habitantes considera o espaço e o tempo. Os signos e os números pessoais são importantes e assim como a disposição dos móveis. Como realiza a harmonização: Através da bússola (Lo Pan) e os oitos trigramas do I Ching (Pa-kuá) + quadrado mágico (Lo Shu).

shutterstock_52478080_redimensionada- bagua

Feng Shui do Hemisfério Sul

Divulgada pelo professor  Roger Green, no hemisfério sul. tem como referencia a tradicional escola da bússola. Como argumento, afirmam que o baguá representa ciclos do sol/estações que são invertidos em relação ao Hemisfério Norte, mas não modificam os trigramas que formam o Ba-guá. Usam técnicas do Feng Shui Tradicional e da Astrologia Chinesa adaptados ao Hemisfério Sul.

 Escola da forma

A mais tradicional de todas as escolas. Sua base é a observação da natureza, tanto como o relevo do imóvel, sua formas, cursos d´agua, pontos cardeais entre outros. A interpretação dos cinco animais estão sempre presentes nas analises de harmonização: Tartaruga, tigre, serpente, dragão e a fênix.
cinco animais


Pesquise e veja qual o método que mais se identifica com seu estilo de vida, suas aspirações.

O Feng Shui é a acupuntura do ambiente, uma medicina alternativa e eficaz.

Abraços fraternos!
 
*A ideia desse post é de esclarecer sobre as escolas de Feng Shui praticadas e estudadas aqui no ocidente. Não possuo conhecimento técnico de todas as escolas citadas no post. Convido aos especialista a explicarem melhor se acharem necessário, nosso canal comunicação está à disposição. E-mail: atelienatureza@gmail.com

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *