Dicionário do Feng Shui – A a Z

 
 
 


Compreenda os termos utilizados no Feng Shui.



AMBIENTE: Qualquer lugar onde circula a energia. 
AUSPICIOSO: Geralmente relacionado a um local. ” De bom agouro; esperançoso e prometedor.

BA-GUÁ / Pa – kua: Mapa da harmonia. De formato octagonal + centro.
Com ele  mapeamos as áreas correspondentes a nossa vida: Sucesso, prosperidade, família, autoconhecimento e espiritualidade, trabalho, amigos e viagens, criatividade e filhos e relacionamento. Ao centro o simbolo do  Yin e Yang. Entenda um pouco mais no link.

BAGUÁ DE PROTEÇÃO: Um objeto de decoração, preferencialmente feito de madeira ou cobre. Usado como objeto de cura para fora e dentro da casa;


BÚSSOLA: É composta por uma agulha magnética na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direção do norte magnético da Terra. 

CURASRepresenta uma solução para um problema/inconveniente  encontrado num ambiente.

CRISTAIS: Objeto mineral extraído da natureza, responsáveis pelo equilíbrio do ambiente;


CINCO ANIMAIS: Dragão, Tigre, Serpente, Tartaruga e Fênix. Considerados animais sagrados para filosofia chinesa e para o Feng Shui;

 
ELEMENTOS: São os 5 elementos do Feng Shui: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

FENG SHUI: Feng significa “Vento” e Shui “Água” – energias em constante movimento. É uma técnica chinesa que estuda, equilibra e harmoniza a Circulação da Energia Chi nos ambientes.

 

ESCOLA FENG SHUI LÓGICO: Escola que utiliza a bússola e o método das quatro estações. Sua orientação é baseada no Ba-gua para o hemisfério sul e as direções cardeais, aplicáveis sobre a planta baixa do imóvel. Orienta a utilização do ba-guá pelo centro da edificação e pelo norte. 


ESCOLA DA BÚSSOLA: Escola tradicional mais usada na China. Utiliza a bússola ” LoPan“, oito trigramas do I Ching “pa-kua” e o quadrado mágico “Lo Shu“. Considera os pontos cardeais e o norte magnético para a aplicação do Feng Shui. Avalia além da casa, o terreno e seus habitantes. Considera o espaço (formas da terra) e o tempo (influências cósmicas, astrológicas e numerológicas). Os signos e os números pessoais são tão importantes quanto o terreno e a disposição da casa e dos móveis.

ESCOLA DO CHAPÉU NEGRO: Escola mais recente, tem origem Tibetana e acrescenta a filosofia do Budismo Tântrico. Uma das mais usadas Escolas do Feng Shui aqui no ocidente. Trazida pelo Mestre Lin Yun que desenvolveu uma forma simples de aplicação do Baguá sobre a planta baixa do imóvel e a simbologia de cada “Guá” no ambiente e na vida das pessoas.

ESCOLA DA FORMA: Escola mais tradicional do Feng Shui. Tem como base a observação da natureza e enfoca o relevo do imóvel, sua forma, tamanho, curso d´água, pontos cardeais e etc. Um terreno ideal deve ter uma proteção atrás a como uma montanha (tartaruga); ter ao leste colinas curvas (tigre); ter ao oeste colinas baixas e verdes (dragão) e na frente deixar o olhar livre (fênix).
 
FORMA SINUOSA: Formas orgânicas com curvas, formatos…..

GUÁ: São os lados do Ba-gua, num total de 8. Cada lado representa uma das áreas da nossa vida.


GRÁFICO DE RADIESTESIA: Responsável pela pesquisa e curas de ambientes e de corpos físicos;


HARMONIZAÇÃO: Estar ou ficar em harmonia, em concordância, em acordo ou paz.

HEXAGRAMA: Figura representativa de seis lados do I Ching.

I CHING: Texto chinês milenar composto por ideogramas.  (linha continuas e partidas).
Seus textos normalmente são estudados e compreendido. Através de oráculo quanto como livro de sabedoria.
 
PA KUA: outro nome para o Bagua.

PÊNDULO: Instrumento radiestésico que oscila em torno de um ponto fixo. Age como um radar captando energias. O material do pendulo pode ser de cristal, madeira, bronze ou prata.

PLANTA BAIXA: Planta baixa do imóvel, necessária para a aplicação do Feng Shui e orientação das áreas da vida;

QIEnergia Vital. É vitalidade. Um ser morre quando o QI vai embora. Feng Shui trata de como vento e água trazem e retêm Energia em uma casa. Esta Energia é chamada de QI. O QI flui através do corpo por canais definidos (meridianos), transmitindo a vida e harmonizando o corpo com o ambiente.
 
TAO: Entendido como a origem da Criação, o inteiro e o vazio ao mesmo tempo. É o único.

TRIGRAMAS: Linhas continuas ou quebrada que compõem o I ching e os trigramas do ba-guá.


YIN YANG: Representa ciclos, mudanças, rítmos da existência. A vida é um constante fluir e esse fluir se dá em ciclos (dia-noite, verão-inverno…).Ambos se movem em espiral, mas cada um num sentido. Quando YIN YANG estão em equilíbrio, a energia flui harmoniosamente gerando bem estar e condições favoráveis, caso contrário, o organismo fica debilitado, perdendo imunidade. Veja mais aqui


YANG: Força positiva/masculina dentro do TAO. Na Vida, representa a luz, calor, movimento, etc.

YIN: É a força negativa/feminina dentro do TAO. Na Vida, representa a escuridão, o frio, o estático, etc.
 
 
Acompanhe de A a Z, os termos serão atualizados e explicados em outras postagens. Alguns termos e seus significados são extraídos de livros e sites confiáveis.
Se você não encontrou algum termo de sua dúvida escreva nos comentários ou pelo e-mail: contato@crismeloni.com.br
 
 última atualização: setembro 2019


Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *